Criador da “Turma da Mônica”, o cartunista Mauricio de Sousa propôs a criação de um personagem de história em quadrinhos em homenagem a Pelé durante a década de 1970. Com isso, baseada na infância do maior jogador de futebol de todos os tempos, Mauricio fez a revista Pelezinho.
Em entrevista a CNN, o desenhista afirmou que a ideia surgiu durante uma viagem de avião. Ele estava voltando de uma viagem da Ítália, quando encontrou com Pelé e pediu a permissão dele para a criação do personagem. No início, o rei achou estranho, porque pensou que seria um personagem adulto, mas Mauricio ressaltou que era voltado para as crianças, para que elas sentissem ainda mais o significado do futebol no Brasil.
O escritor comentou sobre como foi a relação dele com o atleta do século para o desenvolvimento do personagem:”Pelé passou tantos momentos interessantes e maravilhosos contando histórias da vida dele, para eu criar um personagem baseado nele. Era linda nossa relação, criando histórias, ele me mandando bilhetes, cartas falando de coisas da infância dele, dos amigos dele, com isso eu pude conhecer a história infantil do nosso rei. Com isso criei os personagens e lançamos o gibi do Pelezinho. E isso nos aproximou”.
O personagem apareceu em tiras diárias de jornais no ano de 1976 e, depois, em agosto de 1977, depois da aposentadoria do rei, Pelezinho virou título da revista, publicada pela Editora Abril, que circulou até 1982. Além disso, o personagem baseado no ídolo do futebol foi o terceiro a ter um gibi só seu.
Além de Pelé, Ronaldinho Gaúcho e Neymar também ganharam representações de Mauricio de Sousa.