247 – Integrantes do Partido dos Trabalhadores não aprovaram a possível escolha de Marina Silva (PSB-SP) pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para comandar o Ministério do Meio Ambiente.
Segundo informações publicadas pela coluna de Lauro Jardim, o partido de Lula também estaria resistindo à senadora Simone Tebet (MDB-MS) como responsável pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
A coluna apontou, ainda, que membros do PT fizeram articulações para que o senador eleito Camilo Santana (PT-CE), ex-governador do Ceará, fosse o escolhido para o Ministério da Educação. Ele aceitou o convite.
A equipe de Lula estaria pretendendo ter a chefe do Executivo cearense, Izolda Cela (sem partido), como secretária nacional de Educação Básica. Ex-PDT, ela apoiou Camilo Santana na eleição de 2022 depois que o Partido Democrático Trabalhista, em votação interna, escolheu o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio para disputar o governo do Ceará. Ele era apoiado pelo ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT).