Neste domingo (04), Elon Musk, o homem mais rico do mundo, publicou uma votação em sua conta no Twitter – rede da qual ele é dono – perguntando aos usuários da rede se Edward Snowden e Julian Assange deveriam ser inocentados dos crimes que foram acusados de cometer.
A votação, ainda aberta até o fechamento desta matéria, conta com a participação de mais de 3.200.000 de usuários. Destes, 80% votou favorável ao cancelamento das penas dos dois indivíduos.
“Não estou expressando uma opinião, mas eu prometi conduzir essa votação. Assange e Snowden deveriam ser inocentados?”, escreve o bilionário.
A reação da Internet não é surpreendente. Tanto Assange, quanto Snowden estão sendo perseguidos há anos pelo imperialismo por terem divulgado ao mundo crimes de guerra verdadeiramente hediondos cometidos, principalmente, pelos Estados Unidos.
Neste momento, Snowden, protegido pelo governo Putin, está exilado na Rússia. Enquanto isso, Assange está sob custódia da polícia inglesa e pode ser extraditado para os Estados Unidos em breve.