O dia 17 de novembro é feriado na Eslováquia e República Tcheca, pois neste dia em 1989 houve uma manifestação estudantil que foi reprimida e deu estopim para outras manifestações que levou à queda do governo socialista da Tchecoslováquia, hoje conhecido como a revolução de veludo ( em tcheco: sametová revoluce, de 17 novembro até a 29 de dezembro de 1989 ).
Enquanto a grande imprensa Tcheca divulgava os tradicionais eventos na Narodni Trida. O ex-primeiro-ministro e presidente do partido Smer apareceu na televisão ao vivo na quinta-feira ao meio-dia defendendo a Rússia, criticando o Ocidente e o movimento LGBT. Também criticou os jornalistas por espalhar fakenews e defendeu o referendo para antecipar as eleições. O imperialismo logo revidou, e no outro dia, o diretor-geral da televisão pública RTVS demitiu o chefe da seção de notícias, outros três membros da redação e mais alguns outros funcionários.
O diretor da Televisão defendeu as demissões dizendo, “Considero a transmissão do discurso de Robert Fico pelo partido Smér-SD no canal de notícias RTVS em 17 de novembro de 2022 muito lamentável e perturbadora. Principalmente porque nenhum partido político deveria ter espaço nas emissões da RTVS num feriado destes. A transmissão da mídia pública deve ser um lugar para lembrar as consequências e conquistas democráticas da Revolução de Veludo, que considero extremamente importante neste momento”. Robert criticou a decisão do diretor na sexta-feira. “Não há insulto maior ao feriado nacional da liberdade e da democracia do que demitir jornalistas por permitirem que o discurso de um político da oposição fosse transmitido”, disse ele.
Portanto, o dia da Liberdade e Democracia para o diretor da televisão não deve ter espaço para política e apenas deve ser um programa antissocialista. Robert Fico não foi punido pessoalmente, pois colocaria muito em evidência a censura e pegaria muito mal perante a população, então puniram funcionários que permitiram o discurso do Roberto na televisão.
E foi recentemente divulgado uma pesquisa mostrando sobre o que a população pensa sobre a revolução de veludo. A pesquisa mostra que apenas 48% dos entrevistados pensam positivamente sobre a queda do governo socialista, ano passado este número era de 57%. E segundo a pesquisa, uma parte da população percebe a queda dos benefícios e principalmente do ponto de vista material. Eles lembram com nostalgia os preços baixos nas lojas nos tempos do socialismo real e reclamam da ausência de estabilidade social e política. E no caso da Eslováquia é específico o quão negativo o 17 de novembro é visto pelos apoiadores do partido Smer (Partido da Social-democracia), um terço deles avalia negativamente o desenvolvimento que se seguiu ao 17 de novembro. Este é um ceticismo ainda significativamente mais forte do que pode ser encontrado também entre os partidários da direita radical, incluindo os fascistas de Marian Kotleba.