Dando novos indícios da grande crise mundial do capitalismo, as principais empresas de um dos mercados mais dinâmicos da economia mundial, o ligado à tecnologia, vem realizando durante todo o ano de 2022 ondas de demissões em massa e cortes de investimento. A mais nova empresa do ramo, a gigante norte-americana Amazon, começou, nessa terça-feira (15), a realizar uma demissão em massa que tem como objetivo cortar até 10 mil funcionários que trabalham nos escritórios da empresa em todo o mundo. O impacto tende a ser sentido principalmente nos países atrasados onde a empresa possuí sedes, contudo, é esperado mudanças drásticas até mesmo nos Estados Unidos.
A redução da equipe de trabalhadores está sendo prevista nos principais setores de desenvolvimento da empresa, como na área de dispositivos e do trabalho com a assistente de Voz, Alexa, um dos principais produtos comercializados pela empresa. Segundo a própria imprensa burguesa, os cortes se dão em meio a uma diminuição no faturamento, o cenário de alta inflação e crise em todo o mundo, a queda de quase 10% nas vendas do último trimestre e a baixa expectativa de crescimento, mesmo em meio ao período de fim de ano, tradicionalmente o mais lucrativo para a empresa.
Indo além das demissões em massa, a Amazon também anunciou a redução em iniciativas de desenvolvimento de tecnologias de ponta, além do aviso de que a empresa não terá mais planos de expansão no próximo período.
A crise, no entanto, não é apenas na Amazon. Grandes monopólios imperialistas, como a Meta (Facebook, Instagram e Whatsapp), além do próprio Twitter, já fizeram demissões em massa visando cortar investimentos em meio a crise. Apenas na última semana, a Meta anunciou a demissão de cerca de 11 mil pessoas. Já no Twitter, cerca de 3,7 mil trabalhadores foram demitidos em todo o mundo neste mês.
Até o momento, mais de 17 mil pessoas foram demitidas em 2022 neste ramo de ponta do mercado. Fica claro a enorme crise internacional do capitalismo que está se desenvolvendo, os principais monopólios imperialistas estão enfrentando uma crise praticamente inédita no ramo. Outros mercados já enfrentam grande recessão e uma forte crise econômica, que vem levando a uma crise generalizada na economia mundial.