Nesta terça-feira (15), ocorreu mais uma edição da Análise Política da 3ª, programa de análise mais curto que a análise dos sábados, para abordar fatos importantes ocorridos a cada semana. Transmitido pelo canal da Rádio Causa Operária no YouTube, o título do programa dessa semana foi “A campanha golpista contra o governo Lula”. Ao longo da transmissão, foram analisadas algumas das movimentações da burguesia para pressionar o governo Lula a adotar um caminho antipopular, o que finalmente serviria, inclusive, para fazer o governo afundar, como alertou o economista e ex-ministro do governo Dilma, Guido Mantega.
Logo de cara, foi abordada a recente decisão do STF de manter arbitrariamente o bloqueio às redes sociais do Partido da Causa Operária (PCO). Por 8 votos a 2, os “guardiões da Constituição” aprovaram a argumentação de Alexandre de Moraes no sentido de que não havia nenhum fato para alterar a decisão inicial. No caso, faltou levar em conta que já não havia fato nenhum que motivasse essa própria decisão inicial.
O recurso colocado pelas empresas de redes sociais acionadas pelo juiz associou o bloqueio dos perfis do PCO a censura, classificando como uma medida desproporcional e solicitaram ainda que as postagens inadequadas fossem apontadas para serem então removidas, pois a medida adotada no momento estaria em conflito com a própria Constituição Federal. O pedido foi ignorado, até porque a indicação dessas postagens tornaria o processo minimamente concreto, permitindo inclusive ao PCO elaborar uma defesa mais pontual.
Rui lembrou que, através de campanhas de instigação de medo, a burguesia vem conseguindo restringir cada vez mais os direitos democráticos. Nos EUA, o medo do terrorismo serviu para virtualmente acabar com os direitos dos seus próprios cidadãos. Aqui no Brasil, o bolsonarismo tem sido utilizado pela burguesia para justificar e estabelecer uma ditadura do pensamento, que mais recentemente conseguiu a incrível proeza de jogar parte da esquerda contra o direito de manifestação.
Não bastasse a perseguição judicial, foi abordada uma movimentação da esquerda pró-imperialista contra o PCO. O ator da vez foi Gregório Duvivier, em seu programa na rede de televisão por assinatura estadunidense HBO. Com o objetivo de diminuir a importância da campanha do Partido em apoio à candidatura Lula, Duvivier colocou de maneira canalha que o PCO também defende figuras como Roberto Jefferson e até Stalin (!). O primeiro sendo parte da campanha partidária em defesa das liberdades democráticas, ou seja, uma defesa dos direitos dos cidadãos, e o segundo uma falsificação total.
Nada para se espantar vindo de um “embaixador” do Washington Brazil Office, ao lado de Sônia Guajajara, Jean Wyllys e outros. A esquerda financiada pelas ONGs estrangeiras tem no PCO um baita empecilho para cumprir sua tarefa em favor da burguesia imperialista.
Foi abordada também a campanha contra Jeremy Corbyn, da ala esquerda do Partido Trabalhista britânico. Assim como no regime político norte-americano, na Inglaterra a burguesia mantém um rígido controle sobre os partidos majoritários, impedindo qualquer desenvolvimento da esquerda. Rui retomou a avaliação de que a esquerda precisa romper com esses partidos e criar partidos que consigam atuar com independência, entre outros muitos temas trazidos pela audiência.
Confira o programa na íntegra e se inscreva no canal da Rádio Causa Operária para receber notificações dos próximos programas: https://www.youtube.com/watch?v=tfjBVGswYy0