Depois que a burocracia stalinista tomou conta dos partidos comunistas mundo afora, seus órgãos de imprensa se tornaram nada mais do que defensores dos interesses desta burocracia reacionária. Dado o grande prestígio da Revolução Russa e a intensa campanha de calúnias levada contra o trotskismo, o stalinismo assumiu uma influência gigantesca dentre os setores revolucionários da esquerda mundial.
Em carta direcionada aos dirigentes do trotskismo norte-americano, Trótski lidou com a necessidade de uma imprensa verdadeiramente revolucionária que combatesse a degeneração da imprensa corroída pelos interesses da burocracia stalinista. Neste texto, em particular, Trótski tratou da necessidade de uma “revista marxista combativa, revolucionária e crítica”. O principal dirigente do Exército Vermelho trata do ponto de partida de uma empreitada deste tipo, um combate ideológico ao reformismo stalinista, da seguinte forma:
Por onde iniciar? Antes de nada, por uma autêntica publicação marxista, sem outra obrigação que a imposta pela honestidade teórica. O marxismo é, por sua essência, uma crítica que desconhece os tabus. Abaixo a idolatria! Devemos afiar cuidadosamente as ferramentas cortantes e aguçadas do pensamento revolucionário. Sem medo, devemos tomar o chicote para expulsar da tribuna os profetas pagos e os bajuladores que se autointitulam socialistas, os lacaios disfarçados de revolucionários, os desprezíveis carreiristas que substituem impunemente as convicções e o conhecimento pela calúnia.
É esta a razão de ser do Dossiê Causa Operária. Uma revista analítica que trata dos grandes temas da atual situação política com o intuito de lutar contra as diversas perversões do marxismo que se travestem como revolucionárias. A luta simplesmente no nível da agitação política não é suficiente. Se lutamos pelo desenvolvimento da consciência das massas, é preciso ir além das publicações, tratando da política cotidiana partidária e de suas conclusões, que são também importantíssimas para a disseminação da política do Partido, tal qual o DCO e o jornal Causa Operária. É necessária uma publicação regular que aprofunde sobre os porquês de a política do Partido ser tal, que mostre a análise marxista que levou o PCO a tal conclusão; eis aí o Dossiê Causa Operária.
Abaixo, o evento de lançamento do Dossiê Causa operária na Causa operária TV: