Multiplicam-se as denúncias de uma operação golpista organizada pela Polícia Rodoviária Federal(PRF), controlada pelo governo Bolsonaro e dirigida por um bolsonarista assumido (Silvinei Marques, o diretor, chegou a publicar seu apoio a Bolsonaro nas redes sociais) no sentido de impedir a população de votar. No Nordeste e no Norte, a repressão tem sido usada para favorecer o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro. Setores mais pobres das zonas rurais destas regiões, tradicionalmente inclinados a votar em Lula(PT) estão barrados em seus deslocamentos.
No Tocantins, um áudio encaminhado ao deputado federal Célio Moura(PT-TO) e retransmitido à redação de Diário Causa Operária menciona preocupação com os índios da região de Formoso do Araguaia(TO), que não compareceram às cabines de votação. No mesmo áudio, cita-se denúncia de retenção de documentos dos índios da Lagoa da Confusão para impedí-los de votar. Ouça o áudio do parlamentar petista abaixo:
Com as denúncias do golpe eleitoral avolumando-se nas redes sociais, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral(TSE), Alexandre de Moraes, determinou que a PRF interrompesse os bloqueios, em um reconhecimento velado de que há uma operação organizada e com um propósito político definido, no sentido de apoiar Bolsonaro e impedir a vitória de Lula. É a segunda determinação de Moraes em relação às operações da PRF contra o transporte público desde o dia 29.
Com o escândalo causado pela ação da PRF, a palavra “GOLPE DE ESTADO” virou trending topics no Twitter, com mais de 93,8 mil menções. A intimação da PRF vem na sequência entre os tópicos mais discutidos na rede social.
As organizações de esquerda devem denunciar enérgicamente o golpe eleitoral em marcha.