Nesta quarta-feira (28/09), o candidato do PCO para o governo do Mato Grosso do Sul, o índio Guarani Magno Souza, realizou um comício dentro da Retomada Guapoy Mirim Tujury no município de Amambai (MS).
Mesmo prejudicado com dias de chuva, estradas intransitáveis e os riscos, a atividade foi um enorme sucesso e contou com muito apoio da comunidade da retomada indígena e também da Aldeia de Amambai.
Participaram mais de duzentos indígenas que queriam ver o candidato Magno Souza e ouvir suas propostas.
Lideranças indígenas da retomada e da região se deslocaram para declarar apoio e saudar a candidatura e a escolha do local para realizar a atividade. A retomada do Guapoy Mirim Tujury foi recentemente palco de um massacre organizado pela PM e o governo de Reinaldo Azambuja (PSDB), que tem como seu candidato a sucessor, Eduardo Reidel, latifundiário e organizador a pistolagem no Mato Grosso do Sul contra os indígenas e trabalhadores sem terra.
O episódio que ficou conhecido como Massacre do Guapoy foi uma tentativa de despejo ilegal realizado pela Polícia Militar que utilizou munição letal contra os índios da retomada e que resultou no assassinato de Vitor Fernandez e dezendas de feridos, sendo dez indígenas em estado grave e que sofrem as consequências até hoje do episódio.
Importante lembrar que o candidato do PSDB, Eduardo Reidel disse que foi uma operação comum e que a PM estava combatendo o tráfico de drogas. Ou seja, mentiu para justificar um massacre da PM para beneficiar os latifundiários e grileiros de terras. Nesse sentido a retomada é um símbolo da luta e da resistência dos índios no Mato Grosso do Sul, sendo de extrema importancia a atividade de um candidato ao governo do estado dentro dessa área.
A atividade foi um enorme sucesso e potencializou a retomada, levando solidariedade e apoio as famílias que ainda lutam contra a pistolagem que estava muito próximo da retomada. Os indígenas pegaram milhares de materiais de campanha para ajudarem na distribuição em suas comunidades.
Veja vídeo e fotos da atividade: