O meme (será?) sobre as ligações de Celso Portiolli com o 11 de setembro começou com uma página no Facebook, chamada “Celso Portiolli não teve nada a ver com o 11 de setembro”. A página produziu diversos memes em que defendia a não-relação do apresentador do SBT com o atentado terrorista às torres gêmeas, organizado por Osama Bin Laden.
A página produzia memes tipo esse da imagem. “Se você acredita que ele (Celso) está relacionado de alguma forma com o 11 de setembro, você não tem isto (olhos), não tem isto (ouvidos) e certamente não tem isto (cérebro)”.
No entanto, muitas provas ligando Celso Portiolli ao atentado surgiram nos últimos anos. Algumas, inclusive, bem contundentes, como uma foto do apresentador na cabine de um um avião, logo em frente às torres gêmeas em baixa altura.
Outra denúncia contra Celso Portiolli foi baseada em uma suposta notícia: “Homem acha fotos inéditas do 11 de setembro tiradas pela tia-avó”. A foto com a denúncia anexa um tuíte de Celso Portiolli, que teria sido feito logo depois, em que ele diz: “Vocês não vão acreditar! Minha tia-avó acabou de achar fotos incríveis de uma brincadeira que eu fiz! Ótimas lembranças, bom dia a todos”.
Em razão disso, surgiu o movimento “Acreditamos na sua inocência, Celso!”. Tratam-se de pessoas que não cederam à pressão feita após as provas que surgiram e se mantêm fiéis à defesa da inocência de Celso Portiolli no que concerne às denúncias sobre sua ligação com o 11 de setembro.
Mas há também aqueles que acham graves as denúncias. É o caso da conta do Twitter @CelsoCulpado, que diz que “Celso Portiolli Teve Tudo a Ver com o 11 de Setembro”. Essa discussão é verdadeiramente acalorada, gerando ódio e inimizade entre aqueles que estão em lados opostos dessa história.
E Celso Portiolli não cansa de pôr lenha na fogueira. Uma sequência de tuítes seus foi: “11 de setembro”, “Minha mãe tem um casal de gêmeas” e “Elas eram bem altas”, em janeiro de 2021, já no auge das discussões sobre sua ligação com a Al-Qaeda.
Mas não para por aí. Há 3 dias, no dia 12/09/2022, um dia depois dos 21 anos do atentado, Celso Portiolli postou em suas redes sociais um vídeo em Nova Iorque. O vídeo pode ser acessado aqui e traz ainda mais suspeitas para os partidários da ligação de Celso com o atentado.
Os comentários do vídeo são divididos entre “acreditamos em sua inocência, Celso!” e pessoas que o acusam veementemente.
Outro caso que deixou a internet em polvorosa foi quando o programa Show do Milhão, comandado por Celso Portiolli, apresentou a seguinte pergunta: “Qual grupo assumiu a autoria do maior atentado terrorista da história, 11 de setembro de 2001?”.
No programa Passa ou Repassa, Celso Portiolli também realizou mais uma “brincadeira” com o caso – ou será confissão? Ele diz que torres o lembrava de 11 de setembro, o qual ele alega não ter tido nada a ver logo em seguida.
Além disso, existem outras evidências como as seguintes fotos:
Enfim, a grande discussão sobre Celso Portiolli e o 11 de setembro segue acalorada, sendo ainda mais fortalecida em todo mês de setembro ou quando o apresentador acaba “se entregando” e falando sobre o atentado. E o leitor? O que acha dessa história? Acredita na inocência de Celso Portiolli ou mantém uma pulga atrás da orelha?