─ TeleSur ─ Funcionários da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) se reuniram na quarta-feira com diretores da Corporação Estatal Russa de Energia Atômica Rosatom para abordar a segurança de usinas nucleares na Rússia e na Ucrânia.
O Diretor-Geral da AIEA, Rafael Grossi, reuniu-se com o Diretor-Geral da Rosatom, Alexei Lijachev, na cidade turca de Istambul.
O chefe da entidade internacional compartilhou em sua conta no Twitter que “discussões técnicas importantes foram realizadas hoje em Istambul sobre uma missão iminente da AIEA à usina nuclear ucraniana em Zaporizhia”.
Por sua vez, a corporação russa expandiu através de uma declaração de que “a ênfase foi colocada nas tarefas prioritárias de garantir a segurança das instalações nucleares na Rússia e na Ucrânia”.
A esse respeito, Rosatom observou que o lado russo “enfatizou que a segurança das instalações nucleares, onde quer que estejam, sempre foi e continua sendo uma prioridade absoluta para a Rússia”.
Por sua vez, expressa-se a vontade do governo russo de apoiar, inclusive logisticamente, a missão da AIEA para examinar o estado da usina nuclear de Zaporizhzhia, localizada no rio Dnieper.
Da mesma forma, o lado russo confirmou que compartilha a intenção do Diretor-Geral da AIEA de realizar a referida missão “assim que a situação militar no terreno o permita”.
Também estiveram presentes na reunião o chefe do serviço federal russo de supervisão ambiental, tecnológica e nuclear, Alexandr Trembitzki, bem como o representante permanente da Rússia junto às organizações internacionais em Viena, Mikhail Ulyanov.