O trabalhador brasileiro não consegue nem fazer uma compra de supermercados, quem dirá guardar dinheiro. Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), publicada nesta segunda-feira, 8.
Os principais motivos apontama para inflação, desemprego, renda em queda, juros em alta, orçamento etrangulado e contas atrasadas. A realidade do Brasil é de uma crise constante, um em cada quatro brasileiros não consegue pagar todas as contas do mês. Deixando contas acumularem para o mês seguinte e assim consumindo empréstimos caros de pequenos valores que terminam comendo o resto da receita.
Mesmo com 16% vendendo bens para quitar dívidas, 14% deixaram de pagar ou atrasaram pagamento de contas básicas, como aluguel ou prestação de imóvel. Ainda nesta pesquisa, revelou-se que 25% disseram ter reduzido ou deixado de comprar remédios, e 19% deixaram de pagar o plano de saúde.
Mesmo com a redução quase dramática dos gastos no orçamento familiar, seis em cada dez brasileiros dizem ter reduzido suas despesas com lazer, e 58% deixaram de comprar produtos de uso pessoal, como roupas e sapatos.