Seguindo a pauta da censura pelo judiciário brasileiro e a total ant-democracia que marca as eleições, em especial essa na qual estamos, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou a exclusão de vídeos publicados pelo PT em suas redes sociais sobre a visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Piauí, na última quarta-feira, 3.
Em resposta a pedido liminar do PDT, que na representação, aponta que Lula fez pedido explícito de voto, o que configura propaganda eleitoral antecipada.
A ministra Maria Claudia Bucchianeri, diz que na lei eleitoral nos últimos anos deixaram apenas um núcleo mínimo de proibição, que seria ao pedido explícito de votos, desrespeitado por Lula no Piauí. sabemos que isso é absolutamente discordante com a realidade, onde temos apenas 45 dias par fazer uma campanha eleitoral cheia de proibições, inclusive para internet, que contempla os partidos pequenos que não tem seus bilhões em fundos eleitorais e conseguem ter uma chance mínima fazer uma campanha eleitoral.
As palavras do ex-presidente, em questão, são:
“Eu queria pedir para vocês, cada mulher ou cada homem do Piauí que têm disposição de votar em mim, que têm disposição de votar no Wellington [Dias, ex-governador do Piauí pelo PT], eu queria pedir para vocês que no dia 2 de outubro vote em mim, vote no Wellington, mas primeiro vote no Rafael [Fonteles, candidato ao governo do Piauí pelo PT], porque ele vai cuidar do povo do Piauí”, disse Lula no evento.
Segundo a decisão, 6 vídeos deverão ser excluídos de YouTube, Instagram, Facebook e Twitter, a juíza especifica que, caso os trechos em que há pedido explícito de votos sejam apagados, o conteúdo poderá ser republicado, o que reforça a arbitrariedade e injustiça que foi usada contra o Partido da Causa Operária, que não tem motivo claro e obejtivo que justifique o bloqueio de suas redes socias e canal do Youtube totalizando 300mil inscritos.