António Guterrez, secretário-geral da ONU, segundo o Global Times, saudou na quarta-feira o que chamou de “progresso substantivo” para garantir a exportação de produtos alimentícios ucranianos através do Mar Negro.
“Hoje, em Istambul, vimos um passo crítico para garantir a exportação segura de produtos alimentícios ucranianos através do Mar Negro”, disse a repórteres na sede da ONU em NY. “Em um mundo obscurecido por crises globais, hoje, finalmente, temos um raio de esperança – um raio de esperança para aliviar o sofrimento humano e aliviar a fome em todo o mundo, um raio de esperança para apoiar os países em desenvolvimento e as pessoas mais vulneráveis um raio de esperança para trazer uma medida de estabilidade muito necessária ao sistema alimentar global.”
Guterrez agradeceu a mediação do governo turco nas negociações. O secretário-geral fala em combater a fome que abate as famílias pela fome. Só não pode confessar que esse problema foi causado diretamente pelo imperialismo que tentou cercar a Rússia. Putin não podia admitir os mísseis da Otan no país vizinho e teve que intervir.