A Feira Luta Castelo nasceu como uma iniciativa do Bloco Vermelho, Bloco amantes de Lula, para atraia mais participantes. Abrindo atividades num ramo ainda não explorado pelos grupos, tendo como foco a organização da frente de luta no bairro do Castelo Branco.
O bairro
O bairro do Castelo Branco foi o primeiro conjunto popular da Paraíba, tendo mais de 54 anos, deu início à urbanização mais intensa na região sul da cidade de João Pessoa. Abrigando o projeto do Campus I da UFPB na sua primeira vila, o bairro desde o cedo contou com forte presença da comunidade universitária, que teve papel importante na sua história de luta.
Hoje com mais de três vilas e diversas comunidades de ocupações, inclusive em encostas e ribeirinhas. O bairro do Castelo Branco acomoda mais de 11 mil habitantes, palco de lutas na cidade, com um movimento que gestou uma associação de moradores em 1969, esta reconhecida nacionalmente pela força do trabalho comunitário.
As necessidades atuais
Mesmo com todo esse patrimônio de lutas, que rendeu à população do bairro uma das melhores infraestruturas de saneamento na época e uma das melhores escolas do estado, o bairro tem hoje uma série de demandas atuais surgidas principalmente da expansão com um Estado omisso às necessidades da população, tivemos a iniciativa agrupar moradores para discussão e organização.
É uma realidade de sazonalidade anual, no período mais intenso de chuvas, o desabamento de barreiras na BR-230, onde várias casas já foram destruídas. Da mesma forma, nas margens do rio Jaguaribe que corta o bairro, as enchentes e alagamentos estão no cotidiano.
Sendo urgente a organização do bairro para discussão sobre as necessidades de seus moradores e como se organizar de forma independente para resolvê-las. Em outras palavras a criação de um programa independente da população que também atenda às necessidades dos moradores deste bairro.
Nesse momento percebemos que uma feira do bairro seria um bom instrumento para começar esse movimento e somar novas pessoas às atividades já realizadas pela campanha de Lula Presidente em 2022.
O início
A primeira feira ocorreu em 14 de maio, contando com apoios da ADUFBP e de comerciantes locais. As barracas e tendas foram montadas na calçada da Associação de Moradores do Castelo Branco, um importante parceiro nessa luta e pela gramado da Praça Abdon Milanez.
Na ocasião, o renomado artista plástico paraibano Tito Lobo realizou uma oficina e pintou o painel “Lula Presidente de Todas as Tribos” medindo 2,30 x 1,60. A obra simboliza o que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva representa para o povo brasileiro.
Além de contribuir na economia local, servir para discussão e organização dos moradores a feira tem um papel importante na realização da campanha Lula Presidente no bairro, propiciando o debate político. Inclusive no segundo evento, última feira, realizada no dia 11 de junho, realizamos uma “Roda de Diálogo Sobre Liberdade de Expressão” onde foi discutido o bloqueia das redes sociais do PCO.
O trabalho continua
Neste dia 9 de julho iremos realizar a terceira Feira Luta Castelo, um evento que está se tornando parte da agenda comunitária. Sendo justamente esse o objetivo, fazer com esse seja um momento de encontro da comunidade, onde expresse sua organização e união.
A Feira Luta Castelo assim como o Baile do Bloco Amantes de Luta, são duas iniciativas do Bloco Vermelho em João Pessoa. Essas frentes de atividades já estão conhecidas em toda a cidade de João Pessoa e servem como exemplo a outras comunidades.
Ouve a abertura e união de vários comitês culturais na campanha de Lula Presidente 2022, pelo exemplo do Bloco Amantes de Lula. Do mesmo modo a Feira Luta Castelo, é considerada em outros eventos pela cidade.
Em outras palavras, as atividades tem atingido seus objetivos de:
- Mobilizar a população do bairro Castelo Branco e adjacências para angariar votos para Lula e para eleger uma bancada progressista;
- Organizar a comunidade através da feira comunitária Luta Castelo;
- Promover o envolvimento de artistas e de grupos da cultura popular na campanha Lula Presidente 2022;
- Realizar o baile cultural do Bloco Amantes de Lula, unificando setores em torno de um programa mínima de mobilização.
A avaliação do PCO e orientação política acertada do Bloco Vermelho, com a atuação conjunta de todos os militantes da esquerda que querem por um fim ao Estado de exceção pós-golpes 2016 e 2018, demonstram o caminho acertado da mobilização para derrotar a direita e extrema-direita.