─ RIA Novosti, tradução do DCO ─ As autoridades da região de Kherson apelarão a Vladimir Putin com um pedido para incluir a região na Rússia, disse Kirill Stremousov, vice-chefe da administração militar-civil regional.
“A cidade de Kherson é a Rússia, nenhum KhNR (República Popular de Kherson. – Ed.) será criado no território da região de Kherson, não haverá referendos. Este será um decreto único baseado no apelo da liderança de Kherson a região de Kherson ao presidente da Federação Russa, e haverá, por favor, incluir a região na região de pleno direito da Federação Russa”, disse ele.
Stremousov acrescentou que até o final do ano a região mudará completamente para a legislação russa.
Além disso, até o final de maio, um banco para o faturamento do rublo começará a operar na região, que no futuro será integrado ao Banco da Rússia.”O banco já existe, há questões formais. <…> Não estou pronto para dizer o nome agora, porque há várias propostas. O banco provavelmente será integrado a partir, possivelmente, da República Popular de Donetsk. Mas com a perspectiva de um trabalho completo com o Banco Central. As negociações técnicas estão em andamento. O próprio banco não terá nenhuma restrição e será totalmente integrado ao sistema bancário da Federação Russa”, concluiu Stremousov.
Por sua vez, o secretário de imprensa do presidente russo Dmitry Peskov, comentando as declarações do vice-chefe da administração militar-civil, disse que se a região de Kherson se tornará parte da Rússia deve ser determinada por seus habitantes.
“Ser ou não ser um apelo – os moradores da região de Kherson ainda devem decidir, esta é a primeira coisa. E os moradores da região de Kherson também devem determinar seu destino. Claro, essa questão deve ser clara e cuidadosamente verificados e avaliados por advogados e especialistas jurídicos, porque, é claro, tais decisões fatídicas devem ter um fundo legal absolutamente claro, justificativa legal, ser absolutamente legítimas, como foi o caso da Crimeia”, disse o porta-voz do Kremlin.
Os militares russos assumiram o controle de toda a região de Kherson e da parte Azov da região de Zaporozhye . Administrações civis-militares foram formadas nas regiões. Assim, foi possível cortar completamente a Ucrânia do Mar de Azov , bem como conectar os territórios das regiões de Kherson e Zaporozhye com a RPD .
Como disse Andrei Turchak , secretário do Conselho Geral da Rússia Unida , em 7 de maio, a Rússia chegou à região de Kherson para sempre, e seus habitantes determinarão o status da região. Por sua vez, o chefe da administração, Vladimir Saldo, salientou que a região já é parte integrante de uma grande família – a Federação Russa.Desde 24 de fevereiro, a Rússia realiza uma operação militar para desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia. Vladimir Putin chamou seu objetivo de “a proteção de pessoas que foram submetidas a bullying e genocídio pelo regime de Kiev por oito anos”. De acordo com o Ministério da Defesa, o exército completou a principal tarefa da primeira fase – reduziu significativamente o potencial de combate da Ucrânia. O principal objetivo da operação no departamento militar russo foi chamado de libertação de Donbass.