A Semana de Arte Moderna completou 100 anos em 2022, sendo essa um marco na história da arte do nosso país que simboliza o movimento modernista em ascensão na época. Dentre os diversos artistas que marcaram presença no movimento, estava Tarsila do Amaral.
A fama de Tarsila atualmente se alastra pelo Brasil e pelo exterior. É impossível não reconhecer um de seus quadros, como Abaporu, Operários ou Antropofagia. Seu estilo único marcou a época e ainda é muito prestigiado e sua arte retratou a cultura e dia-a-dia do brasileiro, trazendo elementos típicos e marcantes do nosso país
A pintora também foi uma significativa figura da esquerda brasileira. Viajou à URSS e, para voltar ao Brasil, acabou se submetendo a trabalhos braçais, entrando em contato direto com a vida da classe operária e vivenciando melhor essa realidade, até então subjetiva e vaga devido a sua origem na classe média da época.
Ao retornar, a Tarsila se engajou no movimento política da esquerda da época, integrando a Vanguarda, Foi presa pelo regime varguista por subversão e, ao sair do cárcere, inicia uma fase de pinturas com uma temática mais social, a exemplo de “Operários”, um de seus quadros mais famosos previamente citados.
Nada mais justo, portanto, que a artista e sua obra tenham seu devido reconhecimento. Dito isso, o Coletivo de Mulheres Rosa Luxemburgo, em conjunto com a Loja do PCO, lançam a linha em homenagem a Tarsila do Amaral e sua obra! Temos camisetas, bolsas, marca páginas e muitos outros produtos! Cada produto ajuda diretamente a construir o Coletivo de Mulheres Rosa Luxemburgo, no qual mulheres organizam a luta contra Bolsonaro e os golpista e por Lula Presidente! Confira:
Acesse lojadopco.com