─ RIA Novosti, tradução do DCO ─ A Polônia entregou tanques à Ucrânia, disse o primeiro-ministro da República Mateusz Morawiecki no canal de TV Polsat .
Quando perguntado se a Polônia havia transferido tanques para a Ucrânia, Moravecsky respondeu: “Sim”.
“Não falarei sobre isso hoje. Falaremos sobre isso no devido tempo. Por razões de segurança – em primeiro lugar, nossos vizinhos ucranianos, amigos – não falaremos sobre isso”, explicou o chefe do governo polonês.
Mais cedo, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson disse que o país está considerando a possibilidade de fornecer equipamentos pesados para a Polônia, que transferirá seus tanques T-72 para a Ucrânia.De acordo com informações de fontes abertas, a Polônia está armada com várias centenas de tanques T-72, T-72M1D, T-72M1, produzidos sob licença.
Morawiecki também negou relatos de um pedido de Kiev para transferir caças MiG-29.”Não há tais pedidos. O assunto está encerrado”, disse o primeiro-ministro polonês.
Em 24 de fevereiro, a Rússia lançou uma operação militar para desnazificar e desmilitarizar a Ucrânia. Segundo o presidente Vladimir Putin, seu objetivo é “proteger as pessoas que foram submetidas a abusos, genocídios pelo regime de Kiev por oito anos”.
Conforme declarado pelo Ministério da Defesa, as Forças Armadas atacam apenas a infraestrutura militar e as tropas ucranianas e já reduziram significativamente o potencial de combate da Ucrânia. A principal tarefa no departamento militar russo foi chamada de libertação de Donbass .
Depois disso, alguns países ocidentais começaram a transferir suas armas para Kiev como parte da assistência militar. O Ministério da Defesa chamou essas entregas de alvos legítimos assim que entram no território da Ucrânia. As tropas russas os atacaram repetidamente.