─ RT Espanha, tradução do DCO ─ O embaixador da Ucrânia no Catar, Andrii Kuzmenko, sugeriu que a União Russa de Futebol (RFU) seja excluída como membro da FIFA durante o recente congresso da entidade que rege o futebol mundial em Doha.
Kuzmenko participou do evento realizado na capital do Catar na quinta-feira e foi citado pelo canal de TV australiano ABC via Al Jazeera dizendo: “Acho que eles [a Rússia] deveriam ser expulsos da organização.
“Eles cometeram crimes, cometeram terror, violaram todas as normas da civilização” , acrescentou.
A FIFA e a UEFA suspenderam equipes e clubes russos de competições internacionais, o que significa que a seleção masculina russa foi impedida de tentar se classificar para a Copa do Mundo do Catar 2022.
O Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) até agora rejeitou os recursos da RFU, embora uma decisão final ainda esteja pendente.
Uma delegação russa ainda participou do congresso de quinta-feira em Doha e insistiu que eles tinham todo o direito de estar lá, apesar das sanções impostas como resposta à operação militar na Ucrânia.
“O que o futebol russo tem a ver com tudo isso? O que o futebol russo fez de errado?” O oficial russo Alexey Sorokin perguntou.
“Não encontro nenhuma cláusula nos estatutos da FIFA que tenha sido violada pelo futebol russo.”
Espalharam-se na Rússia os temores de que a RFU pudesse ter sua filiação à FIFA suspensa quando autoridades e membros discutiram um item da agenda do congresso intitulado “suspensão ou expulsão de uma associação membro”.
Como foi revelado mais tarde, isso se referia ao status de membro de três outros membros da FIFA – Paquistão, Zimbábue e Quênia.
A adesão da RFU não foi levantada, enquanto uma votação sobre a inclusão do russo entre os idiomas oficiais da FIFA também foi aprovada sem oposição significativa.
Em sua coletiva de imprensa, o chefe da FIFA, Gianni Infantino, confessou que a decisão de banir os times russos não foi fácil “porque se trata de pessoas que amam o futebol, como em qualquer outro lugar”.
“Mas tivemos que tomar a decisão e agora temos que olhar para frente e esperar que as hostilidades possam parar e que possamos trazer um pouco de paz” , acrescentou.
“A Rússia como união de futebol, como qualquer outra federação, não foi suspensa como tal pela FIFA e também participa deste congresso”, destacou Infantino.
“Se não temos ocasiões para reunir as pessoas como um congresso, então preferimos parar e ir para casa” , afirmou.
Enquanto Kuzmenko compareceu ao congresso pessoalmente, o presidente da Federação Ucraniana de Futebol, Andriy Pavelko, apareceu de Kiev por videoconferência em um colete à prova de balas enquanto homens colocavam sacos de areia em volta de uma estátua atrás dele.