Diante do fechamento de salas de aulas e escolas por parte do governo Alckmin (PSDB), estudantes secundaristas do Estado de São Paulo organizaram mais de 200 ocupações de escolas e protestos por todo o Estado. A cidade de Sorocaba, local em que foram feitas as fotografias, foi aquela que teve proporcionalmente mais escolas ocupadas. Durante o período de ocupações os estudantes organizaram a limpeza, a segurança e inúmeras atividades esportivas, artísticas e políticas que elevaram a consciência política e social de todos na comunidade escolar.
As ocupações terminaram com a queda do secretário de Educação, Herman Voowalde, e com a paralisação da política de fechamento de salas e escolas. Nessa ocasião, pesquisas de popularidade do governo Alckmin revelaram que, pela primeira vez, o nível de desaprovação do governo era maior que o de aprovação.
Importante lembrar que a política de fechamento de escolas é impulsionada por um poderoso lobbie organizado por empresários da educação privada, que só consegue obter virtuosos lucros degradando e corroendo a infraestrutura escolar e as condições de trabalho e salário dos professores da educação pública.
Fotos: Tiago Macambira