─ Sputnik News ─ O Comitê Paralímpico Internacional confirmou a suspensão de atletas de Rússia e Belarus dos jogos de Pequim.
Na quarta-feira (2), o Comitê havia decidido permitir a participação de atletas russos e belarussos nos jogos de Pequim, desde que em status de neutralidade. Além disso, as medalhas conquistadas não entrariam na classificação oficial do quadro de medalhas.
Anteriormente, o Comitê Olímpico Internacional recomendou que os órgãos esportivos internacionais excluíssem os atletas russos e belarussos da competição.
A Rússia começou a operação militar especial de “desmilitarização e desnazificação” da Ucrânia, em 24 de fevereiro, por ordem do presidente Vladimir Putin, após ter reconhecido oficialmente a independência das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk. O passo da Rússia provocou uma onda de sanções dos países ocidentais contra Moscou em todos os setores.
Segundo o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, a Rússia estava pronta para as sanções, mas não esperava que tais medidas fossem atingir atletas, jornalistas e representantes do setor cultural do país.





