A agência de notícias russa Sputnik News informou que sofreu um ataque cibernético do tipo DDoS em diversas de suas edições em várias línguas pelo mundo todo ao longo desta quarta-feira (02).
Segundo a notícia, os ataques fizeram com que alguns de seus sites ficassem instáveis, o que impediu leitores de os acessarem.
No mesmo dia, foram relatadas instabilidades também no site em inglês do canal russo RT por parte de leitores brasileiros, incluindo os editores deste Diário.
Além disso, o site do Kremlin, ou seja, da presidência da Rússia, que contém comunicados oficiais à imprensa de Vladimir Putin, também estava fora do ar.
As instabilidades nos sites de notícias e informações russos se dá em meio à onda de censura à imprensa russa por parte da União Europeia (que bloqueou RT, Sputnik e outros veículos em seus 27 países) e também dos monopólios de tecnologia.
Ainda hoje, a Sputnik havia noticiado restrições nos serviços de notícias do Google a seu conteúdo, bem como por parte da empresa Meta.
No Twitter, usuários têm denunciado o aumento da censura quando se compartilha conteúdo noticioso da imprensa russa.