O Partido da Causa Operária convoca o ativismo de esquerda e todos os interessados na luta contra o imperialismo, e pela libertação nacional, às ruas nesta terça-feira, 1º de março, para uma manifestação em defesa da Rússia. Os atos serão concentrados em frente aos consulados russos de São Paulo, do Rio de Janeiro e também na Embaixada Russa, em Brasília, com início previsto para às 11h.
O objetivo é demonstrar publicamanete a solidariedade da classe trabalhadora e do povo brasileiro à ação defensiva da Rússia, que luta para não ser esmagada pelo imperialismo, especialmente os Estados Unidos. O gigante país do Leste Europeu vem sendo alvo de calúnias na imprensa e de um assédio sistemático das nações imperialistas, que rasgaram tratados firmados à época da reunificação alemã, em 1990, expandindo o braço armado do imperialismo (a OTAN) para além da Alenanha e ameaçam colocar bases militares na fronteira do país.
Embora o movimento contra o regime fantoche da Ucrânia seja um ataque, trata-se de uma manobra militar defensiva. A operação desencadeada pelo governo de Putin visa por um freio a este avanço da OTAN, uma ameaça de grandes proporções a sua integridade.
Também encontram-se ameaçadas as referidas repúblicas do Donbass, de maioria russa e que reivindicam a independência nacional desde o Euromaidan, golpe de Estado apoiado pelos EUA e que impôs à Ucrânia um governo de ocupação, que se mantém por um regime de terror enquanto busca tornar o país uma grande base de operações da OTAN. Trata-se de uma política democrática, o reconhecimento da autodeterminação dos povos.
Com a clareza de que o embate real da Rússia se dá contra os EUA, que no Brasil foi diretamente responsável pelo golpe de Estado de 2016, a prisão de Lula, a eleição de Bolsonaro e que ameaça novos ataques contra o País, é preciso ir às ruas, defender a autoderminação real dos povos e em apoio à ação decidida e combativa do governo russo em defesa do seu pais! Veja abaixo o endereço onde a concentração se dará:
São Paulo: Avenida Lineu de Paula Machado, 1336, Jardim Everest.
Rio De Janeiro: Rua Professor Azevedo Marquês, 50, Leblon.