Na tarde do sábado de natal (25), os moradores do bairro do bairro de Varadouro, em Olinda, organizaram mais um desfile do bloco “O Tubarão do Canal da Malária”. Às 15h em ponto, os foliões começaram em se concentrar em frente à tenda de dona Bilinha, na Rua Manoel de Souza Lopes. Em pouco tempo, os instrumentos da Bateria Popular Zumbi dos Palmares já estavam sendo tocados, dando início à festa.
Ainda na concentração, o bloco já aglomerou cerca de vinte pessoas, vindas principalmente da Rua Manoel de Souza Lopes, mas também de outras localidades do Varadouro, sem contar os companheiros que vieram da Bomba do Hemetério só para prestigiar a festa.
Às 16h, chegou o microfone e a caixa de som de seu Valdo. Daí para frente, ninguém mais queria deixar a roda.
Teve samba, coco, frevo e até rap. Um dos melhores momentos foi quando o companheiro Eric incorporou Tim Maia e cantou “Gostava Tanto de Você”.
Perto do pôr-do-sol, chegou ninguém menos que Luizinho Rato do Mangue, um dos maiores nomes da música popular olindense e que também é morador do varadouro. Rato do Mangue assumiu logo o microfone e danou-se a cantar frevo.
A pedidos, o Rato do Mangue logo emendou um coco de Olinda.
Já no final da concentração, a La Ursa do bloco, o companheiro Reginaldo, deu o seu show à parte.
Depois de três horas de concentração, o bloco finalmente saiu em cortejo. Quando terminou de passar pela Rua Manoel de Souza Lopes, o Tubarão do Canal da Malária já contava com cinquenta pessoas no bloco, arrastando todo mundo que estava na rua. Os principais gritos foram “Fora Bolsonaro”, “Ai ai ai ai ai ai ai, Bolsonaro é o c*” e “Olê olê olê olá, Lula Lula”.
O bloco então seguiu pela Travessa Farmacêutico Gonçalo de Freitas e depois pela Rua Farmacêutico Gonçalo de Freitas, onde se misturou com outras dezenas de pessoas que já estavam reunidas na rua, ouvindo o seu próprio som, batendo um papo ou esperando o bloco passar.
Por volta das 19h, o bloco finalmente chegou ao Canal da Malária.
Em todo o seu trajeto, o bloco arrastou 100 pessoas. Um salto extraordinário em comparação à sua estreia, ocorrida no dia 18 de dezembro, que contou com cerca de 20 pessoas. O Tubarão do Canal da Malária tem empolgado o número cada vez maior de pessoas e está mostrando que vai dar muita dor de cabeça aos golpistas que querem cancelar o carnaval.
No final da troça, os foliões ainda foram para a calçada de Dona Neuza comer uma deliciosa caranguejada com caldinho de marisco.
Para impedir na marra o cancelamento do carnaval, é preciso ir muito mais além. É preciso que cada bairro coloque o seu bloco na rua e unir todos em uma grande festa por Fora Bolsonaro e Lula Presidente!