De acordo com a imprensa golpista, os capitalistas reavaliaram as expectativas de inflação. E a situação não para de pior. Segundo as expectativas, ela continuará a subir em 2021 e 2022 também.
Para completar a tragédia, os juros também serão maiores e, em compensação, a economia irá crescer menos ainda.
As projeções pessimistas foram divulgadas através do Boletim Focus do Banco Central divulgado no dia 8, quando foram consultadas cem instituições financeiras.
A expectativa de inflação para 2021 sobe de 9,17% para 9,33%, sendo que a meta de inflação era de 3,75%. Com isso a expectativa está quase o triplo da meta. A projeção de 2022 já superou também a meta estabelecida pelo Banco Central.
A inflação de 2020 foi a maior desde 2016 e os alimentos foram os que mais subiram, deixando a inflação acima dos 4% que era a meta.
O PIB vai ser menor que o esperado para este ano, cai de 4,94% para 4,93% de crescimento.
Em 2022, a previsão do PIB cai de 1,2% para 1%, quando no início do ano estava avaliada em 2,5%.
A Selic manteve a expectativa em 9,25% durante 2021, porém, para 2022, espera-se uma elevação de 10,25% para 11% ao ano. Ou seja, os juros vão aumentar também no ano que vem.
Os especuladores dizem que o aumento dos juros ocorre após o ministro Paulo Guedes propor a flexibilização do teto de gastos do governo, para assim poder ampliar os gastos eleitorais.
A inflação que hoje já é bastante alta, continuará a subir, e com isso os trabalhadores irão comprar ainda menos alimentos. O resultado é que a fome e a miséria aumentaram e assim continuará daqui para frente, enquanto a direita estiver no poder.
Com essa política, o número de moradores de rua irão aumentar significativamente, coisa que já é sem precedentes na história do país. A fome e a miséria seguem no mesmo ritmo, enquanto que os 10% mais ricos aumentam a renda. Com toda essa catástrofe anunciada, o desemprego aumenta, e mais e mais trabalhadores na rua da amargura.
É hora de dar um basta nesse regime genocida que tira dos pobres para dar aos mais ricos. Isso é um escárnio contra os trabalhadores. Só o povo nas ruas conseguirá acabar com a expansão da pobreza e miséria que existe hoje. É preciso unir os trabalhadores em torno da palavra de ordem de Lula Presidente, impulsionando uma mobilização capaz de derrubar o governo Bolsonaro e impor um governo dos trabalhadores.