Nós, militantes do Partido dos Trabalhadores, organizados no Diretório Zonal de Santo Amaro, em relação aos acontecimentos do Ato FORA BOLSONARO – Dia 03 de Julho, com ampla repercussão dentro e fora do movimento de luta, viemos manifestar APOIO e SOLIDARIEDADE ao Partido da Causa Operária, aos seus dirigentes e aguerridos militantes.
O PCO tem se mostrado um aliado de primeira hora do Partido dos Trabalhadores, enfrentando lado a lado conosco o golpe de estado iniciado em 2016 contra a Presidenta Dilma e o conjunto da população pobre em nosso país. Seus militantes sempre estiveram presentes na luta contra a prisão política do Presidente Lula e muito fizeram pela sua liberdade. Todos os nossos companheiros do Partido dos Trabalhadores que lutaram contra as mazelas citadas,
sabem da presença do PCO desde então ao nosso lado.
Entendemos que é fundamental separar a calúnia da discussão política. Acusar os companheiros de “roubo de celulares de membros de movimentos sociais que estavam presentes no ato”, como visto nos últimos dias em blogs e veículos do dito “campo progressista”, adentra o campo da sordidez. Estes mesmos acusadores, que não procuraram ouvir o PCO, foram enfáticos em pedir repressão policial para os militantes. Foram tão enfáticos quanto os apresentadores de TV que vivem criminalizando e desumanizando a população pobre em favor da repressão.
É preciso estar atento a essas iniciativas de CRIMINALIZAR A ESQUERDA. Começa com eles, termina conosco. Não nos enganemos, todos aqueles que desejam e lutam para reverter as privatizações, retomar o pré-sal, impor a re-industrialização do país, aumentar os salários dos trabalhadores, tornar pública e de muita qualidade a Educação e Saúde para todos, acabar com o genocídio da população e seus povos, entre tantas outras demandas urgentes do país, SERÃO CONSIDERADOS CRIMINOSOS em algum momento. Portanto, não devemos aceitar esse tipo de ataque desde já! Ainda que não seja a nossa vez.
Quanto à confusão ocorrida no dia 03 de JULHO, cabe ressaltar a seguinte posição: não houve espancamento de ativistas por parte do PCO. Houve uma briga generalizada em que os companheiros também foram agredidos. O suposto “setor” do PSDB – partido que sequer é signatário do pedido de impeachment e quase sempre vota no Congresso junto com Bolsonaro, ajudando o genocida a destruir o país e as condições de vida da população – ocupou a cabeceira da manifestação com propaganda eleitoral tucana. Os manifestantes do PCO não aceitaram esta provocação e removeram a propaganda eleitoral para que o PSDB não figurasse falsamente como liderança do movimento nas páginas da imprensa golpista. Em seguida, foram atacados. Sim! A agressão propriamente dita foi iniciada pelos supostos militantes do PSDB, como se verifica em vídeo que foi registrado por anônimo e enviado ao PCO para instrumento de defesa contra as calúnias, sendo possível encontrá-lo nas redes do próprio partido operário.
Sendo esta a forma como avaliamos a situação, reiteramos a necessidade de ouvir as bases do movimento em relação à presença dos nossos inimigos de classe, aqueles mesmos que diminuem nossos salários e aumentam o custo de vida para se enriquecer às custas dos trabalhadores. Fora Bolsonaro não diz respeito apenas à pessoa do genocida, mas a toda política de ataques à soberania do nosso país e bem estar social de toda população, impiedosamente aprofundada desde o golpe contra a nossa Presidenta Dilma.
Registramos assim nossa moção de apoio ao PCO e conclamamos a unidade em torno da luta concreta dos trabalhadores e todos os explorados na injusta sociedade brasileira. Fora Bolsonaro e todos os golpistas!
Sebastião Mário,
presidente do PT Santo Amaro – São Paulo