Em 06 de maio de 1821 era instalado o Congresso Constitucional da Gran Colômbia por iniciativa do libertador Simón Bolívar, na cidade de Cúcuta, hoje norte da Colômbia, próximo à fronteira com a Venezuela.
O Congresso de Cúcuta, que teve início em 6 de maio de 1821 e culminou em 3 de outubro do mesmo ano, foi uma assembleia que visava unificar as províncias de Nova Granada (atual Colômbia) e a Confederação Venezuelana (atual Venezuela) em uma única nação. O Congresso também buscou o reconhecimento internacional da nação emergente.
Como resultado da assembleia, foi criada a constituição de Cúcuta. Foi criado por Antonio Nariño e contou com a presença de Simón Bolívar, Francisco de Paula Santander e outros importantes procers da independência.
Em 03 de outubro se integraram à nova nação Panamá, Equador e Bolívia formando o gigante sulamericano, conhecido por Gran Colômbia. A assembleia foi realizada no que hoje é conhecido como Templo Histórico de Cúcuta ou Templo do Congresso, que está localizado no Parque Grancolombiano junto com a Casa natal de Francisco de Paula de Santander, no município de Villa del Rosário, localizado na Região Metropolitana de Cúcuta, no leste da Colômbia.