Conforme informações da Agência Venezuelana Telesur, A Organização Nacional Indigena da Colômbia (ONIC), denunciou que na quinta-feira, homens armados dispararam contra integrantes de um grupo indigena que marchava para Laguna Ancestral da Sibéria, no estado de Cauca, em repúdio ao assassinato da governadora indigena Sandra Liliana Peña Chocue, ocorrido no último dia 20 de abril.
Na Colômbia – governo de extrema-direita de Ivan Duque – já se somam 44 lideranças populares assassinadas no último ano. Existem muitas denúncias que Ivan vem assumindo uma posição de desproteção dos povos indígenas, que estão sendo duramente perseguidos e mortos.
A Colômbia mostra que só o povo organizado pode lutar contra a extrema-direita fascista. A onda dos governos fascistas apoiados pelo imperialismo americano na América Latina, continua crescendo e só os trabalhadores organizados são capazes de fazer uma oposição real.
Todo apoio aos povos indígenas na Colômbia. E no Brasil devemos nos organizar dentro dos comitês de luta para um combate real ao fascismo na América Latina.