Os presidentes golpistas da Câmara, Arthur Lira (PP) e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), pediram ao presidente ilegítimo Jair Bolsonaro e ao seu ministro da Saúde, que o governo sancione projeto de lei que permite às empresas contratarem leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) mediante isenções fiscais.
Sob o discurso de que o poder público trabalhe junto com a iniciativa privada no “enfrentamento ao coronavírus”, os presidentes das cassas legislativas estão na verdade utilizando a pandemia como pretexto para fazer seu tradicional lobby para que o governo federal repasse ainda mais recursos para os capitalistas.
Nem os governos, nem os capitalistas fizeram absolutamente nada para “enfrentar” a pandemia. O que ambos fizeram foi, desde o início, utilizar a crise sanitária como desculpa para atacar ainda mais os trabalhadores com desemprego, repressão e centenas de milhares de mortes. Esta medida de Lira e Pacheco, portanto, são apenas mais uma manobra demagógica para acobertar o repasse financeiro para os capitalistas como “combate à pandemia”.