Um ventilador pulmonar, utilizado para tratamento da COVID-19, explodiu e causou um incêndio no Hospital Universitário Sanko, um hospital privado, na cidade de Gaziantepe, sudeste da Turquia, na noite deste sábado (19) matando nove pacientes que estavam internados na unidade de tratamento.
As vítimas tinham entre 56 e 85 anos. Um dos pacientes chegou a ser socorrido das chamas, mas não resistiu e morreu durante a transferência para outra unidade.
Relatos de funcionários do hospital afirmam que o ventilador pegou fogo e atingiu o cilindro de oxigênio ao qual fica conectado e próximo.
Em novembro um incêndio com características semelhantes ocorreu em Piatra Neamt na Romenia matando 10 pacientes. Outro incêndio, também pela explosão de um cilindro de oxigênio, em outubro na cidade de Chelyabinsk, Rússia, fez autoridades evacuarem 150 pacientes de um hospital de campanha montado para atender infectados pelo coronavírus.
hastaları yakmak ne demek yaa!!
Sağlık sigortaları olmadığı için mi?#koronavirüs #Gaziantep pic.twitter.com/0Apq6eqgG6— ElifAlp (@eliif_alp) December 20, 2020
Gaziantep'te SANKO Üniversitesi Hastanesi'nde oksijen tüpü patlamasında 10 kişinin ölümüne neden olan yangından önce, Sağlık Bakanlığı'nın yoğun bakımda kullanılan oksijen cihazlarıyla ilgili hastaneleri uyardığı ortaya çıktı. #Gaziantep #sanko #sankohastanesi pic.twitter.com/RBI9Z1yixb
— Gazete Gri (@gazete_gri) December 20, 2020
https://twitter.com/YolTV/status/1340222725982474240