Entre os dias 15 e 21 de junho, a ANSA (Agência Italiana de Notícias) está promovendo o 3º Festival de Cinema Italiano no Brasil através da plataforma digital RaiPlay e pelo o Youtube, por conta da pandemia do coronavírus. Dedicando em apresentar várias obras do cinema Italiano, entre elas estará obras do cineasta Federico Fellini, que é homenageado no evento online, também o ator Alberto Sordi. Ou seja, uma série de vinculações para serem prestigiadas da indústria do cinema Italiano que serão mostradas em seus bastidores, proporcionando uma oportunidade para conhecer melhor o trabalho de alguns dos principais profissionais do cinema italiano.
A Festa do Cinema Italiano é um acontecimento muito importante, dedicado à cultura italiana e um dos festivais mais apreciados aqui no Brasil, pois o cinema italiano é um dos melhores do mundo, sempre mostrando vitalidade ao abordar, criativamente, temas como desemprego, migração, crise na família, mas principalmente política no geral. A Itália, nas décadas de 1960 e 1970, além de filmes de primeira linha nos mais variados gêneros, produzia um punhado de gênios como Fellini, Antonioni, Visconti, Leone, Sordi, Cardinale, Mastroianni e Pasolini.
Nos primeiros anos após o surgimento do cinema na Itália, os argumentos focavam na história do país, retratando histórias heroicas de personagens como Júlio César, Cleópatra e Spartacus. Filmes clássicos como Cinema Paradiso, de 1988 e O Carteiro e o Poeta, de 1994, são obras importantes da história da cinematografia do país. Os filmes italianos estão entre uns dos melhores do mundo, que já derrotou até mesmo os filmes de Hollywood com o gênero hegemônico da comédia popular. O espectador tem muito a aproveitar nessa festa italiana, com uma cinematografia que nenhuma outra se compara a ela em vigor, criatividade, diversidade e alcance popular.
A Itália é o país mais homenageado na Academy Awards para o Oscar de melhor Filme Estrangeiro, com 14 prêmios ganhos, 3 premiações no Oscar Honorário e 31 nomeações para o Oscar. A informação que se tem é de que desde 2016, filmes italianos já haviam vencido 12 Palmas de ouro (o segundo país com mais prêmios), 11 Leões de Ouro e 7 Ursos de ouro. Então, o objetivo da iniciativa é promover a cultura Italiana e favorecer o conhecimento do cinema italiano no Brasil através de alguns dos mais importantes diretores e atores da cena contemporânea do cinema italiano, na consciência de que o cinema também é uma importante oportunidade de diálogo entre as culturas italiana e brasileira.