O coronavírus tem um grande aliado para destruir vidas nesse momento, o sistema capitalista. Fica latente a crise do sistema e a impossibilidade dos países, incluindo os países desenvolvidos, de lidar com a situação e garantir o mínimo para sua população, como pelo menos um sistema de saúde adequado.
Mesmo os EUA sendo o país mais rico do planeta, não foi possível evitar uma catástrofe quando o vírus chegou em suas terras. O país está à beira de chegar à casa das 100.000 mortes, restando um dia e sendo muito otimista dois dias para isso -se é que os dados estão corretos e o país já não chegou nesse número de mortes.
O sistema falido de saúde do país, aliado com nenhuma ação que possibilitasse com que os trabalhadores norte-americanos tivessem o que é necessário para se proteger, bem como a verdadeira ditadura que vivem os trabalhadores do país, que não conseguem se organizar em sindicatos ou ter um partido próprio pelo alto investimento das empresas para desuni-los e uma taxa de desemprego que pode chegar aos 20% nesse mês de maio, são as causas do alto número de mortes.