O INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, foi durante anos o órgão público responsável pela pesquisa sobre o desmatamento no território brasileiro por meio do mapeamento em alta resolução e emissão de alertas de desmatamento. Atualmente, esse serviço essencial à preservação e tomada de decisão para as políticas de combate ao desmatamento é feito pela Santiago & Cintra Consultoria, a empresa representante da Planet no Brasil.
Com contrato no valor de 49,7 milhões com o Ministério da Defesa brasileiro, a Santiago & Cintra Consultoria é como a empresa norte-americana Planet opera no Brasil. A substituição do INPE pelos serviços da empresa imperialista foi justificada no ano passado pelo atual Ministro do Meio Ambiente ao dizer que o serviço contém imprecisões, porém, essas nunca foram constatadas. De fato, uma pesquisa foi feita para comparar os dois serviços.
Na pesquisa que comparou a detecção de áreas desmatadas no ano de 2018 nos territórios do Pará mostrou que a detecção da empresa americana é três vezes menos eficiente em comparação com o serviço prestado anteriormente, Além disso a pesquisa avaliou o eixo de eficiência-custo, nesse sentido a diferença foi ainda mais gritante. O INPE é aproximadamente 30 vezes mais barato na prestação do que a parafernália ianque.
O serviço da Planet no governo brasileiro começou ao longo desse ano de 2020. Depois de tantos elogios ao Estados Unidos e depreciação aos institutos e órgãos públicos brasileiros, mais uma vez mostrou-se que a substituição do serviço nacional pelo estrangeiro imperialista é uma mera questão de despejo de dinheiro nos cofres dos capitalistas. E contando ainda com a possibilidade adicional de encobrir a política de desmatamento que acompanha a política pró-imperialista de entrega dos recursos naturais brasileiros. É um verdadeiro milagre para a politica furtiva dos imperialistas.
Retirar os técnicos de pesquisa espacial brasileiros do problema é um passo para a intervenção imperialista na economia e no território brasileiro. Em geral, é preciso entender o que é exposto, todos os países imperialistas tem interesse nos recursos dos países atrasados pois, eles não só vivem da exploração internacional do povo pobre, mas também da exploração total dos seus territórios e de todos os outros.
É preciso denunciar a farsa bolsonarista de verdadeira preocupação com o problema ambiental. Pois, é claro o apoio ao desmatamento e exploração dos recursos pelas grandes empresas imperialistas sem proveito algum ao povo e a sociedade em geral. A solução para o problema do Meio Ambiente passa inevitavelmente por derrubar o governo fascista e entreguista de Bolsonaro! Derrubar os direitistas que apoiaram o golpe! Fora Bolsonaro e todos os golpistas! Por Lula candidato!