Nessa quinta feira, dia 30, a liga francesa de futebol optou por declarar o PSG como campeão do torneio nacional. A decisão se fundamentou na posição do clube diante dos demais adversários, afinal o time estava 12 pontos a frente do segundo colocado, o Olympique de Marseille. Isso tendo completado 28 das 38 rodadas do campeonato.
O domínio do PSG no futebol francês é visível, tanto é que da temporada 2012-2013 até a temporada 2019-2020, a equipe parisiense só perdeu na temporada 2016-2017. Esse domínio se dá muito em razão do poderio econômico do clube em comparação aos demais clubes. Atualmente o clube pertence ao magnata Al Khelaifi, inclusive com pesadas acusações de suborno e lavagem de dinheiro contra este, muito embora entre capitalistas seja comum cometer tais crimes, inclusive capitalistas no futebol.
No entanto, o time não estava matematicamente campeão, ainda havia 30 pontos em disputa, onde nunca se sabe quais resultados seriam esperados nessas últimas 10 rodadas. Fato é que a Ligue 1 tomou uma decisão que favoreceu em muito o PSG. Uma medida dessa magnitude no Brasil, mesmo que em estaduais, certamente geraria forte polêmica sobre a honestidade da CBF ou das federações estaduais. O futebol só pode ser decidido dentro de campo, qualquer decisão que seja tomada fora das 4 linhas, com clubes que tenham agido dentro do regulamento já torna o fator futebolístico secundário.





