De acordo com os dados do governo, a polícia do estado de São Paulo deteve 333 pessoas apenas no primeiro dia de carnaval, sábado, dia 22 de fevereiro.
36.711 pessoas foram abordadas, foram realizadas 1.137 apreensões de comércio irregular — ou seja, trabalho informal de pessoas que só estão tentando sobreviver — 36 pessoas foram penalizadas a pagar 500 reais por conta da lei que vigora desde 2017 quem for flagrado urinando em via pública.
A prefeitura já esperava um aumento de 25% no público em comparação a 2019, por isso lançou a “Operação Carnaval Mais Seguro”, a qual colocou cerca de 15 mil policiais civis e militares para atuar no estado.
Outro resultado dessa operação foi que, no fim de semana do pré-carnaval, nos dias 15 e 16 de fevereiro, a PM prendeu mais de 400 foliões e foram realizadas 64.847 abordagens.
“Fizemos um planejamento especial para tornar o carnaval de São Paulo o melhor do país. Além de monitoramento nas estradas e de reforço nos transportes de grande capacidade, montamos uma mega operação policial preventiva. Drones, helicópteros e equipamentos de reconhecimento facial, além de sete delegacias da mulher, funcionando 24 horas por dia, contribuirão para melhorar a segurança dos que vão às ruas para curtir o carnaval”, disse o governador João Doria na apresentação da Operação Carnaval Mais Seguro.
A “mega operação policial preventiva” resultou no aumento dos já abundantes casos de repressão policial, sobretudo da PM, desde a agressão de foliões até a censura de fantasias e blocos de carnaval.
Está claro que todo esse aparato repressivo instalado para o carnaval tem o objetivo de acabar com uma das maiores festas populares do país. É a época do ano onde o povo se junta para festejar porém, dependendo da situação, também para protestar.
Isso significa que, assim como em 2019, é muito fácil para essa concentração enorme de pessoas começar uma imensa manifestação contra o governo, considerando a sua imensa impopularidade.
Portanto, essas medidas fazem parte da tentativa da burguesia de acabar, ou, no mínimo, de controlar, o carnaval.
É preciso, portanto, ressaltar a importância de incentivar todo o sentimento contra o regime golpista que está presente na população. É preciso levantar a palavra de ordem Fora Bolsonaro e garantir que a repressão do estado não cale o povo nesse momento de luta contra o governo fascista de Bolsonaro.




