Nessa última edição do festival Rock in Rio, ficou evidente que o grito “Fora Bolsonaro” está presente em qualquer situação de grande aglomeração de pessoas. E no show da banda brasileira “Francisco, el Hombre” não foi diferente. No dia 3 de outubro (quinta-feira), eles se apresentaram no palco Sunset ao lado da banda Monsieur Periné, e fizeram uma intensa campanha contra o governo golpista e a favor da esquerda.
Na canção “Triste, Louca ou Má”, foram feitas projeções em vídeo de figuras conhecidas da luta das mulheres, como Dilma Roussef e Marielle Franco; ambas vítimas do golpe de Estado da direita, uma tendo sido derrubada injustamente do seu cargo e a outras assassinada brutalmente pelas forças de repressão. Outras mulheres conhecidas da esquerda também foram homenageadas, como Angela Davis e Bell Hooks. Também foi prestada homenagem no telão à menina Ágatha Félix, que foi assassinada pela PM carioca com um tiro nas costas no último mês de setembro.
A canção “Bolso Nada”, feita em parceria com a banda Liniker e os Caramelows, lançada antes mesmo das eleições de 2018, faz várias críticas ao atual presidente e também estava no repertório da banda durante o show. O público cantou junto com a banda o refrão “esse cara escroto, mucho escroto” e aproveitou para entoar a palavra de ordem mais popular do momento “Ei Bolsonaro, vai tomar no…”.
A banda Francisco, el Hombre é formada por músicos brasileiros e também por dois mexicanos residentes no Brasil. Fundado em Campinas, o grupo possui diversas influências da música popular latino-americana e também do rock e música pop em geral. Uma boa parte das suas letras aborda temáticas de esquerda.
A manifestação popular durante o Rock in Rio não deve ser ignorada pela esquerda, a juventude e todo o resto do povo quer o “Fora Bolsonaro” e “Lula Livre” imediatamente. É preciso aproveitar o momento político que mostra um grande potencial para a revolta organizada das massas e lutar por essas pautas nas ruas.





