Trata-se de uma completa crise da economia após o governo Macri. Mesmo o governo restringindo a compra de dólares por empresas e pessoas físicas, o Peso continua perdendo valor em relação ao Dólar.
Nesta segunda-feira, dia 2, a Argentina amanheceu com enormes filas em frente aos bancos, após os novos controles de câmbio impostos pelo governo entrarem em vigor. O decreto realizado no domingo determina que: as empresas precisarão de autorização do Banco Central para comprar dólares, a transferência de dólares de empresas argentinas para o exterior terá quer ser autorizada pelo Banco Central, pessoas físicas terão limite mensal de 10 mil para compras em dólares americanos e o saque de dólares por correntistas continua sem limites.
No início das operações dessa segunda, o dólar estava sendo vendido por 63 pesos, 2 pesos acima da cotação da última sexta-feira. Os títulos da Argentina em euros e dólares também atingiram os menores valores já registrados. Agências de risco também rebaixaram a nota do país.
A imprensa capitalista tenta negar que esse é o resultado de uma política econômica neoliberal e o FMI já solicitou de Alberto Fernández que ele se alinhe à política neoliberal, o que ele prontamente atendeu, inclusive criticando Nicolás Maduro. Mesmo assim a direita ainda se utilizará de muitos artifícios para eleger Macri, novamente; e se não conseguir, irá manter Fernández “na linha”.


