No primeiro semestre, os professores da rede estadual de São Paulo foram os protagonistas das manifestações contra a “reforma” da previdência e o desmonte da educação.
A educação é o”bode expiatório” dos golpistas desde o golpe de 2016 e os professores estão sem reajuste há quase cinco anos.
A pressão das mobilizações de rua aprofundou a crise do bloco golpista e do governo Bolsonaro, de forma a exibir suas fissuras e contradições. Nesse sentido, as mobilizações podem ser consideradas vitoriosas. Contudo, para avançar na luta, é preciso que as organizações sindicais e os partidos de esquerda agitem uma greve geral com tempo indeterminado, pois mobilizações pontuais não serão capazes de derrotar a extrema-direita fascista e seu governo.
A situação nas universidades se repete em toda a rede estadual de ensino (bem como nos municípios) com os governos inimigos da Educação seguindo a política de Bolsonaro de destruição do ensino público. É preciso unificar a luta de todos os educadores e organizar uma greve estadual, por tempo indeterminado da Educação.
É necessário superar as vacilações e paralisia, nos principais sindicatos, como a APEOESP, SINPEEM, para que convoquem assembleias para deflagrar a mobilização, criando condições para a vitória dos trabalhadores da Educação.
A Corrente Educadores em Luta-PCO reivindica:
Reajuste salarial já.
Nenhum corte nas verbas para a Educação, que os capitalistas paguem pela crise. Mais verbas para a Educação. Verbas públicas somente para o ensino público.
Derrotar integralmente a “reforma” da Previdência. Aposentadoria para as professoras aos 25 anos de trabalho e para os professores aos 30 anos.
Fim do roubo dos salários: reposição integral das perdas salariais; Piso Salarial Nacional de R$ 6 mil para todos os professores (Meta 17 do PNE). Abaixo a Escola com Fascismo e a Militarização das Escolas.
Ensino Público, Laico e de qualidade para todos, em todos os níveis. Liberdade para Lula e todos os presos políticos. Anulação dos processos da criminosa operação lava jato.
Fora Bolsonaro e todos os golpistas. Eleições Gerais, com Lula candidato.