Um rapaz com esquizofrenia foi chicoteado dentro de casa, no Complexo do Chapadão, na Zona Norte, por policiais militares no Rio de Janeiro, segundo o irmão da vítima da agressão, que fez a denúncia à 31ª Delegacia de Polícia.
A esquizofrenia é um transtorno psíquico caracterizado por alucinações e alterações do raciocínio lógico. Os quadros de esquizofrenia podem variar, sendo uma combinação em diferentes graus de sintomas como delírios, discurso e pensamento desorganizado, além de alterações comportamentais, como agitação ou isolamento.
O caso ocorreu há uma semana. Durante uma operação da Polícia Militar na área, os militares começaram a fazer perguntas aos moradores e entrar nas casas. De acordo com o denunciante, o irmão estava deitado, dormindo e os policiais o acordaram com um tapa.
Na sequência, os militares começaram uma sessão de tortura, para saber se bandidos haviam passado pela casa. A vítima não conseguia falar, justamente por causa do transtorno psiquiátrico.
“Eles pegaram meu irmão e começaram a chicotear ele. Botaram sentado no quarto e começaram a chicotear ele”, contou o irmão da vítima, ao ressaltar que a casa da família foi completamente revirada. Por medo de represálias, a família abandonou a casa onde morava. A foto acima mostra as costas do jovem, repleta de marcas.
Em nota divulgada, a Polícia Militar disse que a Corregedoria da corporação está ciente da denúncia e já está apurando as circunstâncias do caso. A 2ª Promotoria de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro disse que o caso está sendo acompanhado.
Quantos outros casos estão sendo apurados e estão sendo acompanhados e não dão nem nada? Essa polícia não serve à população, ela passou da hora de ser dissolvida. A população brasileira, pobre, negra, índia, que é, somada, a maioria do País, precisa se libertar dessa opressão.





