A festa de cinema Italiano, é um evento que ocorre em várias cidades do Brasil. O evento vem crescendo e a cada ano os organizadores aumentam as diversidades de atrações. Dentre as ofertas, haverá uma variedade gastronômica, com aperitivos, assim como programação e atividades para o público infantil.
Também revisita algumas obras de arte de grandes pintores italianos.
O programa inclui vários filmes. Dedica uma retrospectiva exaustiva ao cineasta italiano Nanni Moretti.
A festa do Cinema Italiano acontece de 8 a 14 de agosto, em 16 cidades brasileiras, dentre elas, São Paulo.
Serão mais de 300 sessões com expectativas de superar 25 mil espectadores.
Duas das principais atrações inéditas virão da seleção de Cannes, no ano passado. Lúcia Cheia de Graça, de Gianni Zanasi, Euforia, a nova realização da atriz Valeria Golino, em Un Certain Regard. Noite Mágica, de Paolo Virzi. Silvio e os Outros/Loro, do festejado (no Oscar) mas também controvertido Paolo Sorrentino (A Grande Beleza, Youth/Giovinezza), o filme sobre o ex-premier Silvio Berlusconi.
A festa traz também Entre Tempos/Ricordi?, de Valerio Mieli, uma poética reflexão sobre um amor nunca esquecido; O Campeão/Il Campeone, filme emocionante que traz o universo do futebol em uma história de amizade e companheirismo estrelada por Stafano Accorsi e Andrea Carpenzano, e, por fim, o divertido Bangla, de Phaim Bhuiyan, longa premiado como a melhor comédia. Convidado muito especial, Marco Tullio Giordana vem apresentar a versão restaurada de seu longa A Melhor Juventude, que volta aos cinemas brasileiros distribuído pela Arteplex e aureolado pela fama de clássico.





