Nesta terça-feira (08), a Secretaria da Educação de São Paulo declarou que o governo de João Doria autorizou a reabertura das escolas em 128 de 645 municípios do estado no pico do contágio da COVID-19.
Apesar de autorizadas, a maioria das cidades não aderiram à reabertura das escolas. Apenas Sorocaba e outros quatro municípios resolveram transformar as escolas em cemitérios.
A reabertura das escolas tem como base parecer da Secretaria de Saúde do estado, que considera as cidades com 28 dias na “fase amarela” de contágio do coronavírus em condições de retomar as atividades.
É importante compreender que a “fase amarela” significa que as cidades possuem até 70% dos leitos de UTIs ocupados. Um verdadeiro absurdo!
Não há qualquer investimento em ampliação dessas estruturas, em equipamentos, em profissionais e, pior, em testes para a população. Além disso, os números de contágios e mortes são totalmente falsificados.
Não adianta dizer que este parecer tem base científica, que a volta as salas são parcialmente ocupadas. A política da volta às aula na pandemia é um crime. O coronavírus é altamente transmissível e o contágio vai explodir.
É preciso que APEOESP mobilize os professores, que são obrigados a escolher entre o emprego e os riscos, bem como toda população paulista a lutar contra essa política assassina.
Nem um lucro pra burguês às custas do filhos e famílias dos operários. Nem um professor a menos pra salvar o capital. É preciso pedir Fora Bolsonaro! Fora Doria! Fora todos genocidas golpistas!