A campanha de denúncia do ataque hacker ao Diário Causa Operária tem pouco mais de um mês de duração e já conseguiu chegar perto das mil declarações de apoio. Entre grupos políticos, representantes de partidos de esquerda em diversos países, representantes de organizações sindicais, estudantis e pessoas públicas, a percepção da importância da luta contra o fascismo tem sido apreciada por todos.
Entre as figuras célebres da esquerda que já declararam seu repúdio aos ataques da extrema-direita contra este Diário estão a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman; o ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva; a ex-presidenta Dilma Rousseff; o diretor nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, João Pedro Stédile; o presidente nacional do PSTU e muitos outros.
Além disso, diversos artistas conhecidos também declararam seu apoio como João Gordo, dos Ratos de Porão; Rodrigo Lima, da banda Dead Fish; Mau, da banda Garotos Podres; Chicão, compossitor da velha guarda do Vai-Vai e muitos outros já enviaram suas declarações, fora as muitas que ainda estão para chegar. Uma demonstração de que a classe artística mais engajada tem plena noção da importância da defesa de uma imprensa operária e independente.
Entre as entidades sindicais, o número de apoios também é bastante significativo. Diversos bancários, petroleiros, metalúrgicos, trabalhadores dos Correios, sindicalistas como o próprio ex-presidente da CUT, Vagner Freitas, também já declararam a integração a essa frente única que se coloca contra o fascismo e a ofensiva da extrema-direita contra a imprensa de esquerda. A classe operária toda compreende a importância de defender sua principal arma de combate contra a desinformação da imprensa capitalista manipulada pela burguesia.
Os estudantes de diversas universidades de todo o país também já se manifestaram em apoio do Diário Causa Operária, além de professores e funcionários das instituições também. A compreensão de que a luta pela liberdade de expressão é fundamental para a defesa também da liberdade dentro da universidade é fundamental e fez com que essas pessoas se manifestassem em favor de uma imprensa que lute contra a direita e a extrema-direita.
A importância de toda essa mobilização contra a ofensiva fascista é fundamental, visto que outras organizações como a Ponte Jornalismo, A nova democracia e sites de diversos sindicatos e de partidos de esquerda também sofreram ataques dos hackers de extrema-direita. Todos os movimentos populares devem se juntar em uma frente única na luta contra o fascismo, que vem levantando a cabeça no Brasil no último período e que só tende a se desenvolver mais ainda se não houver uma reação à altura. Envie você também seu vídeo ou texto de apoio ao DCO e faça parte dessa grande campanha!





