A COTV (Causa Operária TV) iniciou a transmissão de programas sobre cultura em 8 de outubro de 2016 com o Programa Uzwela, que na língua africana de Angola Kibundu significa conversa, um programa ao vivo de entrevistas com artistas, compositores, desenhistas, entre outros. Buscando desde autores independentes a grandes e já consagrados colaboradores para o progresso da cultura no Brasil em conversas descontraídas. Um fato interessante: Uzwela foi um dos primeiros programas do Canal.
Desde então nossa TV tem se dedicado a ampliar ainda mais a grade de programa voltada à cultura pois, reconhece a importância por trás de discutir os eventos, acontecimentos, inovações da cultura, assim como obras atuais e do passado para a compreensão dos fenômenos ideológicos, muito correlacionados com a situação política, ao longo das épocas.
Mais recentemente o Programa Pró Cultura, que discute temas variados da cultura mainstream contemporânea, foi introduzido à grade de programação semanal no formato podcast. O programa tem o intuito de abrir a discussão sobre os conteúdos veiculados nos formatos de mídia mais atuais de maneira mais próxima aos espectadores e opinar sobre as tendências que se apresentam.
A programação cultural representa em torno de 20% dos programas da TV, o que mostra que uma quantidade significativa do conteúdo está destinado a essa temática.
Ao todo, são seis programas de cultura destinados ao mais diversos campos da cultura mundial de todas as épocas, e que, visam destacar a importância que o Partido da Causa Operária e a Imprensa da Causa Operária dão à produção cultural e à oportunidade de dar destaque a certas obras e mostrar qual a posição do partido sobre movimentos culturais, autores e suas obras por da sua imprensa operária e revolucionária.
A programação de cultura busca se diferenciar das demais produções sobre o assunto veiculadas na mídia tradicional por meio da exposição da análise político-ideológica sobre o conteúdo abordado (como nos programas Música de Classe e Cineclube Luis Buñuel), traz conteúdos de difícil acesso no mainstream (como no programa Música Clássica) e procura esclarecer a verdadeira importância dos movimentos sociais históricos e seus representantes (como no programa Quarto Caderno). Em suma, todo conteúdo ocultado e distorcido pelos monopólios da mídia golpista e que são fundamentais para o acesso e conhecimento da cultura pelas massas, assim como o entendimento da luta de classes no âmbito da cultura.
Convidamos a todos que assistam nossos programas na Causa Operária TV e comentem, compartilhem, deem o seu “gostei”, e, se possível, contribua com a Causa Operária TV para uma grade de programação cultural ainda mais ampla e de qualidade na sua TV online independente e revolucionária!





