O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de sua primeira turma, modificou decisão liminar proferida pelo 8º juizado especial de Curitiba, segundo a qual uma matéria jornalística, divulgada pelo meio virtual, deveria ser retirada da internet sob a alegação de que as críticas contra a operação Lava Jato não deveriam ser permitidas.
O STF, dentro da reclamação constitucional n° 28747, acertou em permitir a publicação da matéria, posto que a decisão liminar do juizado de Curitiba era pura censura. Todavia, essa decisão paranaense demonstra como o Judiciário brasileiro é reacionário. Então como explicar essa decisão do STF que não apoia a Lava Jato? Simples. A censura é tão feia que eles sentem medo de convalidar esse tipo de decisão.
Interessante perceber que a matéria censurada tratava de vazamentos ilegais da Lava Jato, sobre o que ministros do STF nada fazem, exceto por reclamações sem consequência. Não podemos colocar esperança no Judiciário brasileiro. A classe trabalhadora precisa entender que um dos guardiões da legalidade burguesa é o STF, por isso pequenas concessões são apenas migalhas.