As universidades são um ambiente no qual a direita golpista busca consolidar seu poder por meio da censura e agressão, por isso tantos são os ataques que ocorrem contra os universitários.
No final do ano passado, Olavo de Carvalho e seus asseclas tentaram ocupar algumas faculdades, mas encontraram muita resistência, havendo inclusive diversas brigas e confrontos entre a direita e a esquerda na comunidade acadêmica.
As mais novas vítimas dos golpistas são os estudantes negros e pobres da UNICARIOCA, universidade privada do Rio de Janeiro. Na internet, ocorreram diversos ataques feitos pedindo que a citada universidade voltasse a ser frequentada pela elite branca. Perante estas ofensas, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) prestou queixa policial, deixando para que a Justiça golpista seja responsável por este problema.
Os ataques da direita fascista não serão barrados por nenhuma força estatal, mas pela mobilização dos setores afetados pelo golpe. Não adianta ir para a Polícia, é necessário conscientizar os estudantes para derrotar o fascismo nas ruas.
Mobilizar os estudantes contra a direita racista e reacionária. Organizar os estudantes para enfrentar, pelos meios que forem necessários, as provocações da direita golpista.