Rádio Causa Operária: uma sutil manipulação
- |
RELACIONADAS
ÚLTIMAS
Na Analise Política da Semana transmitida ao vivo pela Causa Operária TV e pela Rádio Causa Operária, o presidente do PCO, Rui Costa Pimenta, denunciou uma sutil manipulação da imprensa burguesa, que segundo este trecho da rádio transcrito abaixo, estaria passando despercebido pelos menos atentos e pouco conhecedores da política nacional.
Abaixo a transcrição da fala de Rui C. Pimenta:
“Há um tipo mais sutil de manipulação, que muitas pessoas não percebem e que é o seguinte: o que as pesquisas que são feitas – e que são logicamente pesquisas que nós devem colocar em questão e olhar muito criticamente pra elas – procuram evidenciar, é que em 2018 uma parcela importante da população votaria em Lula. Mas nós temos que ver que não estamos em outubro de 2018 e tem muito chão até lá, e que o sentimento das pessoas é um sentimento que se dá agora e está sendo canalizado para um terreno eleitoral, pela imprensa – propositalmente – e por isso nós temos que, em primeiro lugar, ver o significado disso. Por que, com tanta antecedência e tudo mais as pesquisas estão refletindo esse avanço do Lula ?
Isso é o outro lado da moeda, a completa desagregação do plano do processo político do golpe de Estado, e isso ai está acontecendo agora e não uma coisa que vai acontecer em 2018 – como se procura dar a entender na imprensa capitalista. Segundo a imprensa capitalista o problema seria uma “opinião para daqui um ano”, mas a opinião, os sentimentos e a psicologia das pessoas está em ação hoje e não daqui em um ano – e daqui a um ano pode inclusive haver uma mudança radical de tudo que vem acontecendo. Essa questão é um fator de grande preocupação da burguesia, tanto no que diz respeito a questão atual, quanto a questão futura e temos que ter claro esse detalhe que escapa ou é encoberto cuidadosamente pela imprensa capitalista.
Logicamente que o debate se acirrou com o fato de que o TRF4 marcou a data do julgamento do Lula, onde ele será condenado – isso já existe até um consenso geral de que ele será condenado em quase 100% das pessoas. Mas como a situação é muito complexa, dada a evolução da opinião pública, das tendências presentes no interior das massas e dada a política do governo golpista, já se abriu toda uma via para procurar administrar todo esse processo confuso.
Quer dizer, o projeto da burguesia original era o seguinte: Lula vai para julgamento é condenado pelo Moro, depois vai para o TRF4, é condenado pelo TRF4, como já existe a prisão pela condenação em segunda instância ele vai preso e acabou a história. O problema é que nesse meio tempo a situação toda se revelou muito difícil de ser colocado em prática, esse plano se revelou muito difícil de ser colocado em prática. Se o Lula for condenado, se ele for preso, por um lado, ou se ele for definitivamente impedido de se candidatar, a situação pode escapar do controle. Por que como eu disse: a intenção da votação do Lula não é uma coisa futura, é uma coisa que reflete um estado de espírito no presente e isso ai pode gerar uma crise política muito grande.
Então, todos os jornais, juristas e etc falaram que a situação de Lula deve se estender em manobras e mais manobras para ele poder se registrar, se candidatar e não acaba no TRF4. Isso significa, a cima de tudo, não que o PT tenha grandes oportunidades, mas que a burguesia acredita que não da pra fechar o processo imediatamente dado o nível de pressão que existe contra a prisão de Lula. Então ele seria condenado, mas essa condenação ficaria meio que em suspenso no processo político até outubro.
Isso também da alento aos setores do PT que acham que toda a operação política contra o golpe deve ser feito por vias legais, então ele (Lula) vai condenado, mas abre-se a possibilidade de recurso, e assim vai indo até que chega uma hora em que está tão metido na “arapuca” dos processos legais que não consegue mais escapar. Isso é o que a burguesia procura fazer e é um jogo que boa parte do PT e da esquerda está disposto a fazer.”
Entenda melhor a necessidade da prisão de Lula pelos golpistas, para a manutenção do golpe no canal da Causa Operária TV (COT), na Rádio Causa Operária e assista também trechos do maior programa do canal: Análise Política da Semana.
Ouça o trecho da Analise Politica a baixo:
https://soundcloud.com/jornalcausaoperaria
Há um esforço do PCO em construir um canal de transmissão de conteúdo audiovisual que possa ter programação 24 horas ao dia. Mais programas estão sendo construídos e tudo pode ser feito com mais facilidade e rapidez se houver contribuições para tanto em nossa campanha financeira em: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/abaixo-a-rede-globo-contribua-com-a-causa-operaria-tv