O Instituto Paraná Pesquisas fez um levantamento sobre o que as pessoas acham das falas do presidente ilegítimo Jair Bolsonaro. O resultado apontou que 70% dos brasileiros consideram que as declarações do presidente golpista mais atrapalham do que ajudam, mostrando que Bolsonaro está cada vez mais impopular. Somente 23,8% dos entrevistados afirmaram que as declarações colaboram com a administração do governo, e 6,7% não opinaram.
Ainda nesta pesquisa, 58,4% dos entrevistados afirmaram que as declarações de Bolsonaro são propositais e 35,3% acham que não, porém, é difícil saber se é melhor ou pior que as declarações sejam feitas de propósito ou não, pois, de ambos os jeitos, Bolsonaro erra rudemente.
Vale lembrar, ainda, que no caso das declarações propositais, Bolsonaro teve como tutor Steve Bannon, ex-chefe de segurança dos EUA, que na tentativa de refazer a direita nas ruínas da burguesia, levou ao poder direitistas como Marine Le Pen, como presidente da Frente Nacional, na França, e Viktor Orban como primeiro-ministro da Hungria.
Refletido nessa pesquisa está a percepção da população sobre a falta de propostas do governo bolsonarista para retomar o poder de consumo do povo e fazer com que o PIB cresça. Com a caótica situação nos serviços públicos, a população tende a perceber as contradições entre o discurso de Bolsonaro para se eleger e as atitudes que ele toma agora.
As declarações de Bolsonaro não afetam apenas seu governo, que vai de mal a pior, mas também a atitude dos direitistas, que agora se sentem mais à vontade para atacar os pobres, pretos, indígenas, LGBTs etc., pois se sentem protegidos pelos discursos provocativos do presidente golpista.