A presidenta encarregada da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou nesta terça-feira (6) a nomeação de Calixto Ortega como novo vice-presidente setorial de Economia e Finanças. Segundo Rodríguez, Ortega recebeu o encargo de coordenar os diferentes ministérios e instituições do setor, considerado prioritário, e de “continuar o caminho do crescimento econômico”.
O anúncio foi feito durante a instalação do Estado-Maior Agroalimentar, Pesca, Comunal e Industrial. Na ocasião, Rodríguez destacou que Ortega integra a equipe de trabalho econômico e produtivo do Executivo nacional.
Ortega é engenheiro industrial formado pela Universidade do Zulia (LUZ). Ele possui mestrado em Administração de Negócios pela Universidade de Rice e mestrado em Manejo de Política Econômica pela Universidade de Columbia, ambos nos Estados Unidos, além de estudos de quarto nível em Banca e Finanças pela Universidade de Londres.
Antes da nomeação, Ortega ocupou a presidência do Banco Central da Venezuela (BCV) entre junho de 2018 e abril de 2025. No currículo também constam passagens como vice-presidente de Finanças da Citgo (2017-2018), cônsul da Venezuela em Houston e Nova Iorque (2013-2017) e assessor da Petróleos de Venezuela (Pdvsa).
Ao comentar a medida, Rodríguez afirmou que a iniciativa tem como objetivo central “garantir e afiançar os projetos de soberania alimentar e abastecimento”. Ainda segundo a presidenta encarregada, a nomeação reforça a equipe estratégica do governo para aprofundar as políticas de soberania financeira e produtiva, voltadas a consolidar a estabilidade e o bem-estar do povo venezuelano “diante dos desafios do cenário internacional”.
Luto nacional por assassinados na agressão dos EUA
Também nesta terça-feira (6), Delcy Rodríguez decretou sete dias de luto nacional em homenagem aos militares e civis assassinados ao defender a soberania venezuelana e ao presidente constitucional Nicolás Maduro, sequestrado durante a agressão perpetrada pelos Estados Unidos no sábado, 3 de janeiro.
A presidenta encarregada reiterou o compromisso do Governo Bolivariano com a paz, a soberania nacional e a libertação de Maduro e da primeira combatente, Cilia Flores, sequestrados por comandos especializados do Exército norte-americano. Durante visita à Comuna Socialista José Félix Ribas, Rodríguez declarou: “cesse o assédio à Venezuela, cesse a agressão ao povo de Bolívar”. Na mesma atividade, recordou que jurou o cargo “com dor, mas também com honra, a honra que me dá ser venezuelana, de representar o interesse desta nação”.

Rodríguez afirmou ainda: “jurei não dar descanso até que nossa pátria esteja consolidada por um caminho de paz”, acrescentando que “há governo constitucional” e que “aqui governa o povo”. Nesse sentido, destacou a existência de um “poder político consolidado”, baseado no poder popular, definido por ela como “a barreira intransponível diante da agressão armada unilateral” denunciada ao Conselho de Segurança da ONU.
Ao tratar do cenário internacional, a mandatária enumerou direitos que classificou como fundamentais: “o direito à paz, o direito à pátria, o direito à independência nacional, o direito ao futuro, à felicidade social e à prosperidade”. Também conclamou à união nacional para “defender nossa história e nossa dignidade” diante da “ilegalidade internacional”.
No âmbito comunal, Rodríguez inspecionou projetos aprovados em Consultas Populares Nacionais, como a entrega de caixas-d’água de 150 e 200 litros, a substituição de telhados e a construção de um novo Ginásio Comunal, impulsionado pela juventude local. Segundo o governo, as iniciativas beneficiam 12.813 moradores da comuna.
A presidenta encarregada também destacou a operação da Textileria José Félix Ribas, que produz uniformes escolares para mais de 15 centros educacionais, e da unidade produtiva “Um Novo Amanhecer”, dedicada à fabricação de artigos de limpeza para enfrentar o desabastecimento. Rodríguez dialogou com porta-vozes comunitários, entre eles Geovanny Rojas (gestão têxtil), Belkys Morales (Plano Bodega, que atende 860 famílias) e Carlos Carrera (Planta Potabilizadora, que beneficia mais de 2.600 famílias).





