Durante uma inspeção à empresa Alimentos Río de Oro, a presidente interina venezuelana Delcy Rodríguez convocou a população a participar da consulta nacional sobre a Lei da Anistia, apresentada como uma iniciativa para “a união” e “a reconciliação” no país.
“Está em curso um processo de consulta nacional da Lei de Anistia que deve ser para a união e para a reconciliação”, declarou Rodríguez. Em seguida, defendeu a adesão de “todos os setores do país” ao processo: “vamos todos os setores do país, vamos a somar para esta Lei de Anistia e vamos a somar também ao Programa de Convivência Democrática e Paz”, afirmou.
Rodríguez também disse que o encontro entre posições distintas deve ocorrer “com respeito”: “desde as diferenças, a pluralidade e a diversidade nos encontremos, mas que nos encontremos com respeito”, declarou.
Na mesma fala, a dirigente apontou como prioridades “trabalhar”, “avançar”, “superar as dificuldades” e “vencer definitivamente o bloqueio ilegítimo contra nosso país”.
Controle de preços
Ao tratar do Programa de Convivência Democrática e Paz, Rodríguez afirmou que faz parte dos acordos o respeito aos preços pactuados entre o governo e a indústria, com o objetivo de evitar especulação. “Isso deve ser parte dos acordos, do diálogo econômico e social que instalou o Programa de Convivência Democrática e Paz”, disse.
Segundo a dirigente, o diálogo busca reunir setores “econômico, político e social”, com a meta de “garantir o futuro da Venezuela, a independência e a soberania”. Ela também afirmou que o Executivo Nacional mantém o compromisso com a produção nacional de alimentos e com o abastecimento “a preços estabelecidos”, com prioridade para os setores mais vulneráveis.
Ainda de acordo com dados oficiais citados na declaração, a Venezuela acumula 19 trimestres consecutivos de crescimento, com alta de 8% do PIB em 2025. Rodríguez afirmou ainda que o País conta com reservas estratégicas para 116 dias e garante 23 mil toneladas semanais de alimentos em feiras a céu aberto, apresentadas como parte do reforço da segurança alimentar.





