A Confederação do Magistério Urbano da Bolívia anunciou mobilizações em todo o país contra o Decreto Supremo nº 5.654, promulgado pelo governo de Rodrigo Paz.
A medida impede o desconto automático das contribuições sindicais na folha de pagamento e revoga o decreto que regulamentava esse procedimento. Os trabalhadores que desejarem continuar contribuindo terão de autorizar individualmente o pagamento por débito bancário.
A entidade classificou a decisão como um “golpe baixo” e afirmou que o objetivo do governo é enfraquecer a organização dos trabalhadores.
“Com contribuições ou sem contribuições, continuaremos nos mobilizando, porque temos consciência de classe”, declarou o dirigente sindical Wilfredo Ajllahuanca.




